BK - ICARUS (Álbum)

yifiBR
Imagem por Bruna Sussekind.

BK lança nesta quinta-feira (17/novembro) seu quarto e mais novo álbum de estúdio chegando em todas as plataformas digitais pelo selo Gigantes. Intitulado 'ICARUS', compilação apresenta a perspectiva contemporânea e urbana para a mitologia grega "Ícaro".

Ao longo dos anos, a mitologia foi utilizada para passar ensinamentos adiante e para tentar entender as relações humanas, fazendo uma reflexão sobre os desejos humanos e o perigo da ambição (ou de nunca estar satisfeito). Hoje o artista volta o olhar para tal lenda e a usa como ponto de partida, traçando um paralelo do mito com a sociedade atual, numa jornada de 13 faixas. 

Em nota para imprensa, artista compartilha; "No EP Cidade do Pecado, falei muito sobre como as luzes da cidade nos enganam e como elas fazem com que a gente perca a nossa essência. Foi daí que cheguei no mito de Ícaro, que faz uma crítica exatamente a isso, sobre não se deixar enganar pelo brilho das coisas. A motivação pode até ser legítima desde de que se saiba escolher o melhor caminho para atingir tal propósito. É sobre não se esquecer de quem você é" - @bkttlapa.

O rapper associa o "labirinto" presente no mito a vários crimes e distúrbios sociais, como o racismo, a pobreza e a fome. É neste contexto que as asas da lenda se tornam uma ferramenta de escape. “É preciso entender o porquê Ícaro tinha que sair dali. Mas, ao mesmo tempo, nesse processo de fuga, a luz se torna um atrativo tão forte a ponto de ser fácil de se perder”, pontua BK.

O trampo conta com produção e beats de JXNV$, Carlos do Complexo, Sango, Nansy e $amuka e participações especiais de Bebé, Julia Mestre, Marina Sena, L7NNON, Luccas Carlos e Major RD.

 Ouça agora:
 

Stream - Download (YouTube Music e outras plataformas)


ICARUS no Museu de Arte do Rio (MAR) 

O lançamento de ICARUS ganhou uma dimensão ainda maior para BK' ao criar uma ação interativa para este momento. Trata-se de uma obra criada especialmente para o rapper em parceria com a AKQA\Coala.LAB. O artista carioca Nikolas Demurtas fez uma arte de 2m x 2m — pintada a óleo — reinterpretando a tela de “O Voo de Ícaro”, pintada por Jacob Peter Gowy (1636 - 1638). A obra, que estará em exposição no Museu de Arte do Rio (MAR), de 17 a 19 de novembro, é também uma ativação de realidade aumentada, na qual basta mirar um aparelho celular para mergulhar nos detalhes e nas faixas do álbum. A experiência imersiva será por geolocalização, garantindo exclusividade para a obra no Museu. "Decidimos fazer uma pintura a óleo porque, quando se fala sobre mitologia, imaginamos ‘como isso chegou ao Brasil?’. Isso se dá muito pela elitização das artes plásticas, cerâmicas, escritas, etc. Esses eram os formatos pelos quais as histórias eram contadas e registradas, ficando impresso na história. A ideia foi apresentar o nosso Ícaro"

Tags